Um final de semana à bordo do EcoSport 2018

No último final de semana tive a honra de viver momentos incríveis na minha carreira como churrasqueira e à bordo do Novo EcoSport. Confira o que tem de novo no modelo 2018.

O utilitário esporte Ford EcoSport 2018 foi lançado no Brasil no final de julho, trazendo mudanças no visual externo e no interior e vem, como principal novidade, equipado com o inédito motor Dragon 1.5 flex de três cilindros de até 137 cavalos de potência, desenvolvido mundialmente pela marca com a participação efetiva da engenharia brasileira. A versão FreeStyle 1.5 tem duas opções de câmbio: manual de 5 velocidades e automático de seis velocidades. A versão Titanium, topo da linha, virá com motor 2.0 de 175 cv de potência.

Outra novidade é que a Ford aposenta de vez a transmissão automatizada de dupla embreagem PowerShift de seis velocidades e passa adotar no EcoSport, com a mesma quantidade de marchas, uma nova caixa automática convencional, com conversor de torque.

A empresa também anunciou uma promoção especial de financiamento com taxa de 0,99% e a primeira revisão grátis para os clientes que fizerem a reserva antecipada do SUV. Para proprietários atuais do EcoSport, além da primeira revisão grátis o financiamento é com juro zero. O Novo EcoSport chega em agosto ao mercado brasileiro nas versões SE, FreeStyle e Titanium, com transmissão manual ou automática conforme o modelo.

O mercado brasileiro foi o primeiro a receber a nova EcoSport, que chegou em meados de agosto. Depois será a vez da Argentina. O compacto vai ser comercializado também no restante da América do Sul e nos Estados Unidos. A EcoSport é produzida na fábrica da Ford, em Camaçari, na Bahia.

O Novo EcoSport traz a disponibilidade de diversas tecnologias embarcadas para a segurança e prazer de dirigir. Ele introduz um conjunto de equipamentos exclusivos, como controle de estabilidade com novo sistema anticapotamento, monitoramento de pressão dos pneus e grade frontal com controle ativo. Destaque também para os sete airbags e sistema multimídia SYNC 3 com tela capacitiva, todos itens de série.

A versão Titanium tem novo teto solar elétrico, faróis de xênon com luz diurna de LED e acendimento automático, alerta de ponto cego, acesso ao veículo sem chave com reconhecimento capacitivo, partida por botão, ar-condicionado automático digital, computador de bordo com tela de 4,2” no painel, câmera de ré, porta-malas com sistema inteligente de bagagem, sensor de chuva e som premium da Sony com nove alto-falantes.

Em todas as versões, o interior é totalmente novo, com materiais e acabamento de padrão superior na categoria. Painel “soft touch”, bancos ergonômicos, volante multifuncional com trocas “Paddle Shift” nas versões automáticas, console central com descansa-braço e um total de 20 porta-objetos, incluindo porta-luvas climatizado, porta-óculos no teto e nichos para celular, contribuem para criar um ambiente de requinte e conforto.

O porta-malas possui grande flexibilidade. Tem um sistema de assoalho inteligente com três configurações que permite formar uma plataforma plana com o banco traseiro rebatido e ampliar o espaço de bagagem para 1.178 litros.

Além de eficiência e conforto, o Novo EcoSport entrega muito prazer ao dirigir com seus dois novos motores, avançados e econômicos: o 1.5 TiVCT Flex de três cilindros, de 137 cv, e o Duratec 2.0 Direct Flex, de 176 cv, o mais potente da categoria. Conta também com nova transmissão automática de seis velocidades com conversor de torque, suave e precisa, com opção de trocas no volante (“Paddle Shift”).

O Novo EcoSport passa a ser referência em segurança ativa e passiva. Vem equipado de série, em toda a linha, com sete airbags, assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus e controle de estabilidade com sistema anticapotamento (RSC), exclusivo da Ford.

O sistema multimídia é o SYNC 3, de última geração, com tela capacitiva de 6,5” (versão SE) ou 8” (FreeStyle e Titanium), conectividade para Android Auto e Apple CarPlay e outros recursos avançados, como AppLink e Assistência de Emergência.

Apaixonados por conectividade vão se encantar por esse modelo como me encantei, é incrível ter tudo a um toque, ou até mesmo controlado pelo volante, eliminando os riscos de desatenção enquanto dirige.

Foram mais de 600 km rodados em um final de semana, e o conforto, a tecnologia e a dirigibilidade do novo Eco conquistaram meu coração e de todos que viram essa máquina desfilar pelas ruas de São Paulo, Itapetininga e Americana. Vale a pena dar uma passadinha na concessionária Ford mais próxima e viver essa experiência.

O programa do Novo EcoSport é um dos maiores já realizados pela Ford e foi liderado pelo Brasil, junto com outros centros de engenharia na América do Norte, Europa e Ásia. “Cerca de 700 engenheiros trabalharam no projeto de 2014 a 2017”, destaca Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul. “O Novo EcoSport é um veículo que traduz a inovação e excelência de engenharia para oferecer ao mundo o que há de melhor em tecnologia, conteúdo e preço nesse segmento.”