Tomahawk com tomates rústicos recheados da Helô

Um ícone do churrasco, o Tomahawk leva esse nome porque tem a forma de um machado tradicionalmente utilizado pelos índios norte-americanos. Trata-se do filé tirado da parte dianteira do lombo do boi, com um grande osso da costela e que se bem preparado é muito suculento.

Ingredientes:
4 tomates
¼ xícara de gorgonzola
½ xícara de parmesão
Tomilho a gosto
Manteiga

Modo de preparo:
O segredo para assar o tomahawk é fazer uso indireto do fogo. Faça o fogo de um lado da parrilla ou churrasqueira e coloque a carne do lado contrário para que o calor seja irradiado sem contato direto com a peça. O idela é assar com um calor em que vc não consiga deixar a mão por mais de 5 segundos na altura da base de cocção (a grelha no caso). Observe o steak até que ele comece a transpirar, vire e deixe por mais uns 3 minutos. Retire o steak, deixe-o descansar por 5 minutos e sirva-o temperado com sal e pimenta.

Acompanhamento:
Tirar a tampa dos tomates e limpar a parte de dentro, fazendo do tomate um copinho. Colocar na churrasqueira com a parte de dentro para baixo. Quando começar a dourar, tirar da churrasqueira e recheiar com o gorgonzola, parmesão, tomilho picado e meia colher de manteiga. Voltar para a churrasqueira o tomate recheado e tampar até que o queijo derreta.