Sobre o Churrasco e eu

Muitas pessoas já me viram por aí nos eventos de churrasco, mas agora a coisa está bem mais intensa. Entenda agora porque fui parar na grelha.

Eu sempre disse que jantar romântico pra mim era churrascaria. Sim, uma ogrinha de nascença! Até porque, na minha casa não precisa de ocasião nem motivo para acender a churrasqueira, basta ter fome. Nos festivais de churrasco e nas viagens acabei conhecendo um universo de carne totalmente diferente desses que estamos acostumados no interior. Se do nosso jeito já é bom, imagina quando se tem acesso à cortes prime, animais criados dentro de um projeto para se obter carnes de qualidade que vai muito além do que se encontra nos supermercados, e com aquele marmoreio que parece ter sido desenhado a mão.
É isso! Apaixonada por churrasco e mato, confesso outra paixão: o boi! Fiz meu estágio da faculdade de Marketing em um Leilão de Gado de Elite da Fazenda Paredão, internacionalmente conhecida pelas pesquisas e melhoria genética de um dos precursores dessa prática no Brasil, meu mestre Nelson Pineda (in memoriam). Acho que nem eu sabia que gostaria tanto de carne assim!
Com o curso BBQ Secrets do mestre Roberto Barcellos em Botucatu consegui ter uma visão mais abrangente da produção da carne de qualidade em nosso país, especialmente em tempos de questionamentos sobre essa qualidade por conta de informações divulgadas de forma irresponsável pela imprensa e de empresas que não honram essa qualidade (como em todas as áreas existe, infelizmente).
Entender esse trabalho e essa cadeia foi crucial para me fazer querer prestigiar ainda mais o movimento da carne no Brasil, que ganha muita força com o Churrasco! Ele está na moda, todo mundo (ou quase) ama, e cada vez mais conhecemos grandes nomes do churrasco e festivais que vêm massificando o tema, graças à Deus. Já estava mesmo na hora de comermos melhor! E de tanta paixão reunida, eu não quero esperar a Bárbaros ou a Churrascada para comer carne de qualidade, eu quero ela no meu domingo (ou segunda já que em casa não tem dia).
Decidi fazer churrasco! E quando seus amigos são os melhores mestres (e chefs) churrasqueiros do Brasil, se tem a faca e a carne na mão. Comecei com algumas aulinhas com meu amigo Renato Gil do Demas BBQ, passei pelo curso (sensacional aliás) BBQ Secrets mencionado acima e fui parar em uma das estações de Chorizo em um Leilão de gado super tradicional de Araçatuba/SP. Troquei o garfo pela pinça, o sal Cisne pelo Maldon, e o fogo pela brasa! Saí da mesa e fui para a churrasqueira e me apaixonei pela minha familiaridade ao toque da carne (nossa intimidade vem de outras vidas).
Daqui em diante vocês acompanham mais que uma apreciadora carnívora, vou compartilhar com vocês toda experiência possível de se viver no universo da carne de qualidade no Brasil. Nós merecemos!
Aproveitando, se você também está curtindo essa ideia de fazer churrasco, nos dias 6 e 7 de junho acontece o Festival BBQ Secrets na Beef Expo em São Paulo. Dia 6 tem workshop com 10 das feras do churrasco, onde acontece um circuito com os grupos em 10 estações de cortes diferentes. Os ingressos são limitados, e incluem open food e open beer. As inscrições acontecem por e-mail no workshop@bbqsecrets.com.br. No dia 7 vai rolar um grande festival de churrasco BBQ Secrets com participação dos mestres churrasqueiros do workshop e um desafio de churrasco com premiação de até R$ 10.000,00. Como todo bom festival BBQ Secrets, não pode faltar o open food, open beer e shows incríveis com Edson e Hudson, ABR3 e Rodrigo Haddad.
Quem tem acompanhado meus InstaStories nas últimas semanas já tem uma noção do quanto essa experiência é única em termos de conhecimento, experiência, boa comida e bebida, além de novas e incríveis amizades. Partiu cair nesse #BBQWorld comigo?