Ilhéus, Itacaré e a magia da Bahia

Recentemente vivi a incrível experiência de conhecer Ilhéus e Itacaré, no Sul da Bahia. Saiba agora o que esperar de lá.

Comece esvaziando a mala! Você não vai precisar de muita coisa lá, primeiro porque realmente ninguém liga se você está de short, vestido ou biquini nas ruas; e segundo porque o que faz a diferença lá é o que você vai levar no coração. Esvazie ele também!

Agora vamos à Bahia!

Saindo de Bauru, peguei aquele vôo que a Latam lançou recentemente com destino a Congonhas. De fato ele é muito rápido e prático pela localização do aeroporto e pela possibilidade de ir e voltar no mesmo dia. De Congonhas a Ilhéus também voei de Latam e achei o serviço bem adequado para a duração do voo, coisa de 2 horas. Parece tão pertinho né?

Chegando em Ilhéus já fui recebida pela equipe da Ertour que me levou até o Cana Brava All Inclusive Resort já com muitas informações sobre a cidade. Segundo eles o aeroporto de Ilhéus é o mais seguro do mundo porque a pista começa no rio e termina no mar, risos. A vista do pouso é linda, mas da decolagem é sensacional, vale a janelinha!

Sr. Jairo e Lúcia, da Ertour Receptivos.

A região é muito marcada por sua história com o Cacau e você vai encontrar muitos sinais disso por todos os lados, inclusive nas fábricas de chocolate. É possível também degustar a fruta do Cacau, que lembra um pouco da Fruta do Conde, e se você por acaso morder a semente, encontra vestígios do sabor mais amargo do Cacau.

Um tour por Ilhéus mostra um pouco da cultura do lugar, e com alguns pontos que agradam muito aos noveleiros, por ter sido ali que nasceu alguns clássicos de Jorge Amado, como a novela Gabriela. Vale a visita ao Bar Vesúvio (que estava em reforma nos dias que estive lá) e o Bataclan, da lendária Maria Machadão. A cidade tem vistas incríveis de alguns pontos onde se pode admirar o mar, o rio e a cidade.

Em Ilhéus me hospedei no resort All Inclusive Cana Brava. O hotel é lindo, a estrutura é incrível, e as opções de lazer também são inúmeras, incluindo esportes náuticos no Rio que passa por dentro do resort. Amei o stand up padle.

Itacaré começa a mostrar sua magia já no trajeto, eleita como uma das estradas mais bonitas do Brasil, a rodovia Ilhéus – Itacaré já é um belo passeio. As árvores formam uma espécie de túneis naturais em parte do trajeto, e o espetáculo se completa com o Mirante de Serra Grande que chega dar um choque de paz na gente (vale a parada). Ainda no trajeto, existe a Cabana da Empada que foi eleita no Guia 4 Rodas como a melhor do Brasil. Lá eles cultivam camarão que dão origem a melhor empada que já comi na vida, e sabe o que é mais incrível? Descobri que os proprietários são aqui de Assis/SP, do ladinho de casa.

A cidade de Itacaré tinha um charme a mais durante minha estada: a baixa temporada. A cidade era toda nossa, acolhedora, perfeita para passear com tranquilidade e comer muitoooo bem. Esqueça o Uber, o Táxi, aliás, esqueça o celular. Use ele apenas para registrar a magia que é VIVER aquele lugar. As pessoas são queridas e receptivas, o ar é de cidadezinha de interior, as ruas são de ladrilho e para todo lugar você vai caminhando. Todo mundo se conhece, todo mundo te recomenda um cantinho bem simples para comer bem e de fato, a experiência gastronômica em Itacaré é riquíssima mesmo em baixa temporada, ao contrário do que todo mundo fala.

As praias mais incríveis e de água cristalina ficam a menos de 1 km do meu hotel, o Terra Boa Boutique. Achei ele um charme durante as minhas pesquisas e ele responde à todas as expectativas tanto quanto a hospedagem e recepção carinhosa quanto à localização.

A Latam Travel e a Ertour cuidaram do meu roteiro de passeios por lá também, começamos com um passeio de lancha no Mangue. Confesso que não fui com muita vontade fazer esse passeio, mas acabou sendo um dos meus preferidos! O Gil, um dos guias da Ertour para esse passeio, dá um show de conhecimento e até se joga no mangue pra pegar caranguejo. A experiência é única, o lugar é maravilhoso, especialmente quando entramos no mangue com a lancha, lugar que eles chamam de Veneza baiana. Foi incrível.

Gil da Ertour com a Ostra que eu provei.

As praias são de tirar o fôlego! As que ficam na cidade foram as que mais gostei! Resende é sensacional, o mar azul, cristalino, a paisagem é um desblumbre e a água do mar é quente, mesmo estando no outono.

Praia de Resende

Em um outro passeio com a Ertour, visitamos mais quatro praias, e as que mais amei foram as de Itacarézinho e Havaizinho (onde passei horas curtindo a paisagem e tirando um milhão de fotos). Na Havaizinho conheci ainda a barraca do Jemerson, que é a primeira barraquinha, lá ele faz um suco de coco dos deuses, uma cocada maravilhosa e um delicioso peixe com farofa de banana que eu fiz questão de aprender a assar. Super recomendo.

Praia de Itacarézinho

Jemerson, da barraca da praia de Havaizinho.

A Bahia é de fato um lugar para se visitar com o coração vazio, porque você vai voltar com ele cheio de amor e carinho pela vibração daquele lugar e daquelas pessoas. Já quero voltar pra passar uma semaninha por mês por lá.

Para viver as melhores experiências na Bahia, entre em contato com a Latam Travel mais próxima que eles preparam tudo com a Ertour para que sua viagem seja inesquecível como foi a minha.

LATAM Travel Marília: Av. das Esmeraldas, 25 • Marília/SP • Telefone (14) 3401 2500.

LATAM Travel Bauru: Av. Getulio Vargas, 6-25- loja 01 • Bauru/SP • Telefone (14) 3227 7009.

LATAM Travel Pres. Prudente: Rua Comendador João Peretti, 540 – loja 4 (esquina com a Av. Manoel Goulart) • Presidente Prudente/SP • Telefone (14) 3222 4717.