Empanadas Argentinas

Uma das minhas maiores paixões na minha estada na Argentina eram as Empanadas Mendoncinas. O ponto da massa levemente tostadas, o picadinho tradicional picante, ahhhh isso pede um Malbec.

Atendendo a muitos pedidos que recebi quando fiz as empanadas em casa, vou compartilhar com vocês a receita que usei. A massa é a receita do livro Sete Fogos de Francis Mallmann, e o picadilho eu aprendi lá, respeitando a tradição mendoncina. A receita é trabalhosa de fazer, mas vale a pena cada passo para, no final, abrir um Malbec e ficar assistindo o fogo assando cada uma delas.

 

Massa para Empanadas (fonte: livro Sete Fogos de Francis Mallmann)

2 xícaras (1/2 litro) de água

1,5 colher de sopa de sal

3,5 colheres de sopa de banha de porco de qualidade cortada em pedaços

6 a 7 xícaras (850g a 1kg) de farinha de trigo

 

Para a salmoura, pôr para ferver em uma panelinha, em fogo forte, a água com o sal. Acrescentar a banha de porco e mexer até derreter, depois, colocar em um recipiente grande e largo. Deixar esfriar à temperatura ambiente.

Misturando com a mão, juntar aos poucos 5,5 a 6 xícaras de farinha, uma de cada vez, até que se possa formar uma bola com a massa. Espalhar 1/2 xícara de farinha sobre a superfície de trabalho para que a massa não grude, e sovar, acrescentando farinha até que não absorva mais. A massa deve ficar bastante dura e sequinha. Dividir a massa ao meio, abrir até uma espessura de 3mm ou menos, cortar com cortador de massa ou com a ajuda de um pratinho em discos de uns 12 cm de diâmetro e envolver um filme plástico. Deixar esfriar pelo menos por uma hora, ou até 24 horas. (A massa também pode ser congelada, bem embrulhada, por até um mês.)

 

Picadilho Mendoncino

0,5 kg de cebola

0,5 kg de carne

250 g de banha bovina derretida

1 colher de sopa de páprica picante

1 colher de sopa de cominho em pó

1 colher de sopa de páprica doce

4 cebolinhas picadas, apenas a parte verde

 

Colocar a banha no fogo para derreter e colocar a cebola picada em fatias finas junto. Mexa a cada tempo até que a cebola cozinhe de maneira uniforme.

Corte a carne em cubos pequenos e em outra panela colocar água suficiente para cobrir a carne com uma pitada de sal, quando começar a ferver, tire do fogo, coe a água e coloque a carne junto com a cebola. Deixar ferver os dois juntos por pouco tempo até que acebola esteja bem cozida. Tire do fogo, deixe esfriar e tempere com a páprica picante, o cominho, a páprica doce, a cebolinha e uma pitada de sal. Misture e deixe esfriar.

 

Para montar as empanadas:

Um dos segredos da empanada é que se deve montá-la com massa e o picadinho frios, uma dica é fazer o picadilho de manhã (ou no dia anterior), caso vá fazer as empanadas no final da tarde. E por falar em tradição, reserve azeitonas e ovo cozido e coloque um pedaço de cada em cada empanada que você for montar. Para fechar pode usar um garfo (como fazemos com pastel).

Para assar pode usar um forno de barro ou convencional a 180 graus Celsius, assar por 15 a 17 minutos, até que fiquem levemente torradas.

Não se esqueça de curtir esse momento com blues e um bom vinho, e sempre que fizer alguma receita minha, posta no seu stories marcando @helopalacio que vou adorar repostar! Que desfrute!