A bordo do Prius, o carro híbrido da Toyota

O último final de semana passei a bordo do Prius, o primeiro carro hibrido fabricado em série no mundo, a convite da Mirai Motors. A autonomia é realmente incrível e o desempenho surpreende.

Híbrido é o nome que se dá aos veículos com a tecnologia de dois motores que se complementam, no caso o elétrico e o motor a combustão (usado nos carros que estamos acostumados). Ao combinar esses dois motores, o resultado é muito mais autonomia, já que o motor consome apenas energia elétrica quando o automóvel trafega em até 40 km/hora. Ao sentir que é preciso mais força, o motor a combustão passa a auxiliar o motor elétrico, aí sim começa a consumir a gasolina.

Tá ok, mas nosso país ainda não está preparado estruturalmente para carregar a bateria de um automóvel, mas esse é mais um ponto surpreendente no Prius: não precisa de tomada! O sistema hibrido é recarregado através da frenagem regenerativa do veículo, que transforma a energia cinética em elétrica, permitindo que ele se recarregue automaticamente enquanto você usa o carro.

Achou pouco? Então vamos aos números! O consumo nos dias que fiquei com o carro, rodando estrada e cidade, a autonomia média foi de 17,2 km/litro, com o autonomia mínima de 16 km/litro e máxima de 18,2 km/litro. É claro que a forma com que você dirige também interfere, e o carro apresenta uma avaliação da sua dirigibilidade quando você o desliga, buscando sempre alcançar melhor desempenho.

 

O carro conta ainda com quatro modos de condução: Normal, Eco, Power e EV (Electric Vehicle). O Eco acaba limitando um pouco o desempenho do motor, pois entende que o objetivo é a economia de combustível, mas os modos Normal e Power fazem cair por terra aquela ideia de que o carro híbrido não tem motor potente. O motor 1.8 tem 98 cavalos de potência e 14,2 kgf.m/rpm de torque, e não deixa a desejar em momento nenhum. A transmissão continuamente variável (CVT) vem com alavanca estilo joystick que também ajuda no conceito econômico do veículo.

O design é futurista, tecnológico e funcional. As linhas do Toyota Prius foram desenhadas com o propósito de oferecer a mínima resistência ao ar para otimizar o consumo de combustível. O resultado é um design cheio de estilo com um dos menores coeficientes aerodinâmicos do mundo, de 0,24 Cx. Os faróis dianteiros e luzes de posicionamento em LED conferem melhor visibilidade e baixo consumo de energia.

Na parte de segurança, o Prius tem Controle de Estabilidade Veicular (VSC), Controle Elétrico de Tração (TRC), sensor de chuva, freio a disco nas quatro rodas com sistema ABS e EBD, e 7 air bags (duplo lateral, dois de cortina e um de joelho para o motorista).

A tecnologia do Prius não se limita à eficiência de consumo, ela é intuitiva e inteligente, o que eu valorizo muito nos carros que venho testando. Ela antecipa as suas necessidades para o máximo conforto e conveniência. O ar condicionado dual zone com tecnologia S-Flow, controla o fluxo de ar diretamente para os bancos com passageiros, maximizando o conforto e a economia de combustível. O destravamento das portas é automático por proximidade da chave, o acionamento elétrico do motor é por botão e muito silencioso, você só percebe que está ligado por conta da iniciação do painel. Ah, e se você também não tem o costume de ficar olhando para o centro, onde fica o painel, o Prius vem com o sistema Head-up Display (HUD), que projeta no para-brisa informações como velocidade e nível da bateria. Também aparece o trajeto caso você esteja navegando pelo sistema de navegação do automóvel ou pelo Waze no celular conectado via bluetooth (eu AMEI isso!).

O sistema multimídia Toyota Play vem com tela touch de LCD e 7 polegadas com sistema de audio (SENSACIONAL) da JBL, sistema Bluetooth, sistema de navegação, TV digital, DVD player e câmera de ré com linhas-guia auxiliares. O carro também vem com carregador sem fio para smartphones, porém não é compatível com iPhone, precisa de um adaptador, mas gostei bastante da ideia de deixar o console livre de fios.

A parte mais bonita do carro eco é a redução na emissão de CO2. O Toyota Prius pode chegar a emitir até 94% menos CO2 do que um veículo hatchback médio de motorização 1.8 16V com transmissão automática, abastecido a gasolina. Na cidade de São Paulo é concedido 50% de desconto no IPVA de carros híbridos.

Se tratando de custo benefício e dos valores exorbitantes que estão saindo os carros no Brasil, o Prius não segue essa linha. Vendido a 126.000,00, sua nova versão incluiu funcionalidades sem aumentar o preço relativamente, o que torna o carro ainda mais competitivo se comparado a outros veículos da mesma faixa de preço, mas com desempenho e tecnologia de mesmo nível e até inferior.

Para comprar ou mesmo para conhecer, vale a pena fazer esse teste drive. A Mirai Motors é a concessionária Toyota para Marília, Assis e região, e fica na Av. Carlos Artencio, 300, telefone (14) 2105 3800.